Uma lista importante do que não esquecer para o intercâmbio

Antes de decolar para seus estudos no exterior cuide desses detalhes fundamentais para a viagem – e curta tranquilo o final de ano

Um intercâmbio representa um passo de muita importância na vida acadêmica, pessoal e, muitas vezes, na futura vida profissional. Além de todos os fatores envolvendo a viagem em si, o período em que você ficará fora, o destino, a instituição na qual estudará, a modalidade de curso e muitos outros, também é essencial que você esteja preparado para a experiência.

Entre os aspectos mais cruciais da preparação está o ato de fazer as malas. Saber o que levar para ficar tantos dias fora de casa e até do seu continente pode ser um grande desafio. Mas não se desespere!

Confira a nossa lista importante do que não esquecer para o intercâmbio.

Exames médicos

Alguns destinos internacionais exigem a apresentação de carteiras de vacinação atualizadas, bem como realização de outros procedimentos de saúde.

No entanto, indicamos que qualquer intercâmbio seja precedido de um check-up completo. Procure seu clínico geral de preferência e realize exames para acompanhar como tudo está com o seu corpo. Estar em uma nação completamente diferente pode tornar o processo de agendar e comparecer a uma consulta bem mais complicado.

Informações sobre o país

Com o advento da era digital e suas facilidades, fica bem menos complexo adquirir informações sobre o país de destino do seu intercâmbio. Aplicativos de mapas e localização, por exemplo, são essenciais. Os guias de viagens também são uma boa aquisição, especialmente em suas versões digitais – que se tornam uma referência, literalmente, no bolso.

Documentos e itens essenciais

Os documentos e comprovantes de identidade são indispensáveis. Reúna todos eles meses antes da partida, mantendo-os numa pasta ou envelope. Os detalhes de passaporte e visto, caso seja necessário, também devem ser resolvidos com máxima antecedência, dada a burocracia que normalmente envolve sua confecção.

Outros itens essenciais como os remédios de uso contínuo ou os medicamentos para os sintomas mais comuns também devem ser levados em conta.

Planos de estudos

Defina com exatidão qual será o plano de estudos e o cronograma de disciplinas a serem cursadas no intercâmbio. Além disso, consulte o coordenador do seu curso sobre possíveis aproveitamentos de estudo (equivalências). Tome nota dos horários, bem como dos locais.

CHECKLIST

Elabore uma lista onde conste todos os itens que você elencou como essenciais e revise a sua bagagem até que tenha certeza de que todos estão lá. Como se fosse um processo de inventário, não deixe nada passar sem checagem!

 

Fonte: Universia

Chat Whatsapp